Educação: Mucambo está entre as primeiras do ranking Norte e Nordeste

A fonte de pesquisa da revista foi o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep, que se baseou nos dados da Prova Brasil do ano de 2011.
A revista Época do dia 16 deste mês traz um levantamento sobre os resultados do Pisa, avaliação internacional de educação feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A prova, que é realizada a cada três anos, avalia os conhecimentos de leitura, matemática e ciência de alunos de 15 e 16 anos, além de medir e comparar o desempenho de 65 países.
O Município de Mucambo figura na mídia de circulação nacional como destaque na educação.
 
A análise, descrita por região, mostra que menos de um em cada 100 municípios brasileiros ensina o mínimo para pelo menos 70% dos alunos. Sobral se destaca nas regiões norte e nordeste com pontuação entre 71% e 80% da média, em seguida vem Mucambo quase com a mesma pontuação no que se refere à avaliação feita com alunos do 5º ano.

O mapa do Brasil, na página 42 da revista, mostra a proporção de alunos em cada município, com aprendizado adequado. Na descrição, quando mais vermelho, menos alunos recebem bom ensino, no aprendizado do 5º e 9º ano. Poucos municípios, a exemplo de Sobral e Mucambo, ensinam bem mais que 60% dos alunos, o que é destacado na cor verde.

A fonte de pesquisa da revista foi o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep, que se baseou nos dados da Prova Brasil do ano de 2011.

FONTE – IOM SOBRAL
Leia a matéria no site da Revista Época, clique aqui.


Mucambo em Questão via Diário da Zona Norte  por Jéssyca Marques