Considerada o “mal do século”, a depressão tem feito vítimas em todo o mundo. A doença afeta 322 milhões de pessoas no mundo, de acordo com um relatório apresentado, ainda no ano de 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A depressão é uma doença que precisa ser levada a sério por amigos e familiares de quem a adquiriu. No Brasil, os números chegam a 11,5 milhões que sofrem com ela.
A doença torna-se grave pelo silêncio de quem sofre e muitas vezes pela omissão de quem a coloca em segundo plano e não ajuda ao acometido por ela. É o silêncio de uma pessoa depressiva que pode a levar a morte. No Ceará, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em último levantamento sobre o assunto, entre 1996 e 2016, foram 486 mortes ligadas a episódios depressivos e transtorno depressivo recorrente.
É no Ceará, especificamente no Sertão Central, que o Ceará Digital encontrou um exemplo de superação da doença. A história do servidor público Diogo Bernardino que convive com a depressão desde 2009. Ele é, também, colaborador do site e se sentiu a vontade para falar sobre o problema que vem enfrentando nos últimos anos.
Diogo alerta para amigos e parentes de pessoas com que têm a doença que é necessário ficar alerta, porque mesmo quem está sorrindo pode estar mal e necessitar de ajuda, mas, destacou que os piores momentos são os de maiores cuidados. “Eu tive depressão e transtorno de ansiedade generalizada. É uma fase de frustração total. É o momento em que você não consegue fazer nada, se preocupa com tudo e tudo é ruim. Nestes momentos, precisamos de apoio”, comentou.
Hoje após passado o período mais crítico, o servidor disse que está em “uma fase boa de novo”. Ele encontrou no notebook um parceiro de todas as horas. Foi através dele que Diogo descobriu que pode enfrentar a doença e, ainda, ajudar outras pessoas. É que em 2016, começou a escrever crônicas e poesias. “Foi a maneira que eu encontrei para externalizar o que eu sentia”, conta.
O escritor transformou suas escritas em um livro, que foi finalizado há pouco tempo. Ele quer publicá-lo para ajudar a quem também sofre com a doença, através de uma boa leitura. Intitulado de “O amor e outras histórias”, as páginas escritas por Diogo prometem te fazer refletir e valorizar a vida.
Após finalizar “O amor e outras histórias”, o autor revelou que sua dificuldade agora é outra: É a de conseguir publicar o livro. “A publicação de um livro requer um investimento que eu não tenho disponível. Mas, tenho pedido ajuda a amigos”, disse.
Para conseguir viabilizar recursos financeiros que ajudarão na impressão e divulgação de seu trabalho, Diogo Bernardino encontrou uma solução: A doação de dinheiro, através de uma vaquinha. Amigos, familiares, amigos de amigos e amantes da leitura podem ajudar o escritor, que tem demostrado coragem para enfrentar o “mal do século”, colaborando com o valor de qualquer quantia.
Se você gostou da história do Diogo Bernardino e quer ajudá-lo a continuar seu trabalho e enfrentamento à depressão, pode realizar sua doação pelo seguinte link:
http://vaka.me/1550897?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=1550897&utm_source=social-sharesFonte: Ceará Digital
0 Comentários