Carros ficaram encobertos pela água após chuva; Funceme registrou cerca de 103 mm nas últimas 24 horas. |
Na chuva da madrugada, quem tentou atravessar o Parque Nacional de Jerificou isolado. Muitas pessoas precisaram permanecer aonde estavam até a água baixar para conseguirem se deslocar, pela manhã. Com a força das águas, o caminho do Parque Nacional de Jeri, que liga Jijoca até a Vila de Jericoacoara, e a passagem que liga a Praia do Preá à Vila, ficaram alagadas, gerando transtornos.
A Prefeitura de Jijoca tenta diminuir os impactos na Vila de Jeri colocando sacos de areia nas ruas para evitar a erosão. Quanto ao alagamento do Parque Nacional, o chefe de Gabinete do Município, Ary Leite, ressaltou que a instituição é federal e é uma unidade de conservação, ou seja, modificações, como calçamento, não podem ser feitos.
Ary Leite ainda acrescentou que estes casos são pontuais. “Não ocorrem durante todo o ano, só nesta época de grandes chuvas. É um fenômeno natural e não temos como controlar. O que podemos fazer é prevenir alguns danos”, explicou.
Coleta de lixo suspensa
Na página oficial da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento comunicou que a coleta de lixo desta sexta-feira (22) foi suspensa. A nota explica: “devido às fortes chuvas, a passagem do Riacho Doce está sem condição de acesso para os compactadores”. A previsão é que o sistema de coleta de lixo se normalize no sábado, com a baixa das águas.
(Diário do Nordeste)