Chuvas na maior parte do Ceará devem ficar abaixo da média histórica no trimestre de abril a junho
FOTO: Silvania Claudino.
|
As maiores ocorrências foram nos municípios de Crateús (110 mm), Iracema (70 mm), Itaitinga (56 mm), Granja (54 mm), Viçosa do Ceará (54 mm) e Umirim (51 mm).
Conforme a Funceme, através de imagens de satélite, há nuvens sobre todo o Estado associadas a áreas de instabilidade atmosféricas provenientes do Oceano Atlântico.
A previsão do tempo para este sábado é de predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro, com possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas em todas as regiões cearenses em virtude da formação de áreas de instabilidade atmosférica.
Para o domingo (30), a proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá deixar o céu com nebulosidade variável e chuva em todo o Ceará, no decorrer do dia.
Prognóstico confirma chuvas abaixo da média
As chuvas na maior parte do Ceará devem ficar abaixo da média histórica no trimestre de abril a junho, em uma área que se estende da Região Central ao Sul do Estado, segundo o novo prognóstico da Funceme divulgado na última quinta-feira (27). Este é o terceiro documento que confirma a tendência de irregularidade nas precipitações. Em 2014, o órgão já havia emitido dois prognósticos oficiais de chuva.
As precipitações abaixo da média e possível seca em 2015 estão preocupando o Estado em virtude da nova previsão, do fato de praticamente não ter havido recarga dos reservatórios de médio e grande porte no Estado, e da permanência do sistema El Niño para 2015, o que pode indicar um novo período de estiagem.
Fonte: Diário do Nordeste