Em breve, Pacujá ganhará sinalização de suas ruas


Após receber, em 2012, a pavimentação asfáltica das suas principais ruas, Pacujá receberá agora mais uma importante melhoria urbanística. Está prevista para os próximos dias a implantação da sinalização de trânsito dessas mesmas vias, conforme informação obtida junto à Direção do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito do Ceará.

No ano passado, técnicos do órgão estiveram em nossa cidade fazendo os levantamentos de campo. O projeto prevê a realização das sinalizações vertical e horizontal, pois Pacujá passou a ser entrecortado pela rodovia CE-445, que dá acesso a Reriutaba. Além da instalação das placas indicando a preferência nos cruzamentos e da alocação de faixas de pedestres em locais movimentados, haverá redutores físicos de velocidade (tachões) nos pontos necessários. Todos os recursos para a execução do projeto são provenientes do tesouro estadual, não havendo participação orçamentária municipal.

Apesar de o trânsito local não ser municipalizado, a sinalização das vias de Pacujá representa um importante avanço para a segurança de condutores e pedestres, pois ficarão claras as regras de circulação e, caso haja algum sinistro, será possível punir os possíveis culpados. Por outro lado, deve-se ter em mente que o principal fator para um trânsito pacífico é a prudência de seus atores.

A sinalização viária das áreas urbanas dos municípios cearenses, embora não seja atribuição direta do DETRAN, faz parte do amplo conjunto de ações do órgão para dotá-los das condições mínimas de segurança no trânsito, gerando grandes benefícios sociais e econômicos.



Fonte: PCdoB de Pacujá.

Postar um comentário

0 Comentários