Funceme registra chuvas em 57 municípios cearenses

As precipitações que caíram nos últimos três dias causaram transtornos nas ruas de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará (Região do Cariri) FOTO: ROBERTO CRISPIM
Conforme havia previsto a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) continuou a chover no dia de ontem na região Centro-Sul do Estado. As precipitações foram registradas em 57 municípios, de acordo com o levantamento publicado no seu site às 12h55. A maior chuva aconteceu em Aurora, com 101 mm; em Assaré, 64; Lavras da Mangabeira, 60. Já em Juazeiro do Norte, 41 mm.

A Funceme explicou que as chuvas foram ocasionadas pelo fato de as áreas de instabilidade atmosférica terem continuado a atuar no setor norte do Nordeste brasileiro em virtude da presença do sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - banda persistente de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste. Por isso, o Ceará apresentou céu com nebulosidade variável no Sul. Nas demais regiões cearenses, o céu permaneceu parcialmente nublado e claro ao longo do dia.

A previsão da Funceme para hoje é de um dia sem chuvas. "As condições atmosféricas deverão ficar desfavoráveis à ocorrência de precipitações no setor norte do Nordeste brasileiro. Com isso, o Estado deve apresentar céu com poucas nuvens, ao longo do dia, em todas as regiões cearenses", aponta a Funceme.

A passagem da ZCAS trouxe um alento para o sertanejo. Entretanto, o meteorologista da Funceme Leandro Valente ressalta que "as precipitações que estão ocorrendo nesse momento não são um indicativo da qualidade da quadra chuvosa de 2015". A partir da segunda quinzena de dezembro é que a Fundação começa a traçar o quadro em relação ao próximo ano.



Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários