Açude Jaburu I tem apenas 31% de sua capacidade


O Açude Jaburu I abastece todas as cidades situadas na Serra da Ibiapaba e algumas cidades do Sertão, o reservatório era conhecido pela fartura d’água e paisagem fascinante, entretanto, infelizmente, a realidade não é essa.É gigantesca a possibilidade de um colapso no abastecimento d’água na Serra da Ibiapaba já no ano de 2015.

No Mês de Setembro a Câmara de Vereadores de Tianguá recebeu durante sessão ordinária o Doutor Luiz Alberto, Gerente da Unidade de Negócios da CAGECE na região da Ibiapaba, ele fez uso da tribuna e afirmou que a situação do açude é desesperadora e a CAGECE já pôs em ação o plano B – que trata-se do racionamento de água, o Doutor Luiz Alberto classificou-se como ENCURRALADO e disse que já pôs em prática o plano A, atualmente o plano B e o próximo pode ser o plano O – de Orar! É uma situação desesperadora.

Segundo dados disponíveis no Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – órgãos do Governo do Estado, o reservatório Jaburu I tem apenas 31% de sua capacidade, uma marca histórica e negativa – a situação é o reflexo do mau uso e desperdícios, do calor escaldante e das chuvas que já não caem como outrora.
Imagem registrada no Mês de Setembro. Foto: Maria Judite de Araújo.
A água, líquido preciosíssimo e vital, que nos garante a sobrevivência pode faltar ao povo da Ibiapaba já em 2015. O Jaburu agoniza, mas, segue valente, sendo usado não só para o consumo humano, mas também, para o setor produtivo, como o agronegócio, que tem na água um dos insumos imprescindíveis para a existência de seus negócios.

Enquanto isso muitas pessoas fazem uso da água da pior maneira possível, lavando calçadas e carros sem demonstrar nenhuma preocupação com a quantidade de litros e mais litros de água tratada jogada fora.

Em conclusão, é tempo de agir, de mobilizar, da participação de todos, é urgente, cuidar da água, agir de maneira sustentável e fazer uso racional deste líquido importantíssimo, todos nós somos sabedores disso, então, que demonstremos que a água é realmente algo que consideramos importante e tomemos iniciativas para otimizar e reduzir o consumo no presente, comece hoje e faça sua parte!



Por Matheus Urias | Vamos Pensar Verde

Postar um comentário

0 Comentários