ISTO É: SIP, ABI e FENAJ lamentam censura de revista


A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) classifica o episódio da proibição de venda da Revista Isto É em todo o país como censura prévia e lamenta que juízes de primeira instância possam interferir na liberdade de imprensa.

Outra entidade que repudia a decisão da justiça do Ceará é a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) que diz se tratar de um gravíssimo atentado, inconstitucional, contra a liberdade de imprensa e informação.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), com sede em Miami, nos Estados Unidos, também ressalta que o caso grave de censura à imprensa não lhe é estranho porque a censura prévia judicial do Brasil é a pior da América Latina.

O órgão acrescenta que a decisão contraria a convenção dos direitos latinoamericanos: o artigo 13 dessa convenção proíbe a censura prévia que também é proibida pela OEA - a Organização dos Estados Americanos.

ENTENDA O CASO

A justiça proibiu a venda da Revista Isto É em todo o país. O pedido foi feito pelo governador do Ceará, Cid Gomes, do PROS, onde na reportagem publicada na revista, é citado como um dos integrantes do suposto esquema de corrupção na Petrobras. O governador Cid Gomes acusou a revista de citar o nome dele sem qualquer fundamento, disse que está processando a Isto É por calúnia e difamação.


Ceará News7

Postar um comentário

0 Comentários