ELEIÇÕES 2014: Marina perde votos e segundo turno fica mais acirrado, aponta pesquisa


A nova pesquisa de intenção de votos para o Palácio do Planalto divulgada nesta terça-feira (23) mostra um segundo turno ainda mais acirrado entre a presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, e a candidata pelo PSB, Marina Silva. No primeiro turno, a petista continua liderando a preferência do eleitor.

De acordo com a pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizada pelo instituto MDA, Dilma e Marina aparecem empatadas dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A petista tem 42% da intenção dos votos contra 41% da ex-senadora no segundo turno.

Na simulação de intenção de voto estimulado para o primeiro turno, as duas candidatas perderam votos, mas Dilma ampliou a vantagem que tinha em relação à adversária. A petista oscilou de 38,1% para 36% das intenções de votos, em relação à última pesquisa divulgada em 9 de setembro. Marina teve uma queda de 33,5% para 27,4% na comparação com a última sondagem.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, teve um crescimento de 2,9 pontos na pesquisa estimulada, e permanece em terceiro lugar com 17,6% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL) registrou 0,9%, Pastor Everaldo (PSC) aparece com 0,8% e os demais candidatos somaram 0,8%.

O percentual de pessoas que não sabem em quem votar no primeiro turno ou que não responderam é de 9,3%. Votos brancos e nulos marcaram 7,2%. Marina é a candidata com mais chances (34,8%) de receber votos de quem ainda não se decidiu. Em seguida aparecem Dilma (33,7%) e Aécio (28,9%).

2º Turno

Na simulação de segundo turno entre Marina e Dilma, a primeira candidata perdeu 4,5 pontos, o que a aproximou ainda mais de sua adversária. O cenário é de empate técnico: Dilma tem 42% das intenções de voto enquanto Marina é preferida por 41% dos eleitores. Na última pesquisa CNT/MDA, divulgada em 9 de setembro, Marina tinha 45,5% e Dilma 42,7%.

Nas simulações de segundo turno com Aécio Neves, as duas candidatas venceriam o tucano. Dilma teria 45,5% dos votos e Aécio 36,5%. No cenário com Marina, ela registra 43,1% e Aécio, 32,9%.

A pesquisa mostra ainda que 51,2% dos entrevistados acreditam que Dilma será reeleita. Para 29,2%, Marina é quem deve vencer e apenas 7,7% acreditam em uma recuperação e vitória de Aécio.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios das cinco regiões do país, nos dias 20 e 21 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Fonte: Folhapress
Via DN

Postar um comentário

0 Comentários